você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Atenção para o horário de verão

Colaboração: Marlon Dutra

Data de Publicação: 12 de Outubro de 2006

Fonte: Softwarelivre.org

Começa no próximo dia 5 de novembro o horário verão em 11 estados do Brasil. O atraso é decorrente da incapacidade das modernas urnas eletrônicas brasileiras de se adaptarem automaticamente ao novo horário, assim como aconteceu nos anos de 2002 e 2004. No dia 25 de fevereiro de 2007 os relógios devem voltar ao horário normal, após 112 dias.

Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal serão afetados.

É importante salientar que o horário de verão não significa que o país está adiantando o seu relógio em uma hora. Na verdade, os estados que atendem o horário de verão estão mudando de fuso horário temporariamente. Infelizmente, a imprensa não deixa isso claro à população. Durante o horário de verão, esses estados estarão com o fuso horário em menos 2 horas em relação a UTC/GMT, que é o mesmo fuso de Fernando de Noronha o ano inteiro, por exemplo. No dia 25 de fevereiro, esses estados voltam ao fuso normal de menos 3 horas.

Como a grande maioria dos relógios não possuem recurso de fuso horário, basta adiantar uma hora e está resolvido. Porém, nos computadores a situação é mais complexa. É completamente errado adiantar o relógio no seu sistema operacional, seja ele GNU/Linux, Windows, MacOS ou qualquer outro. A grande maioria dos sistemas operacionais trabalham internamente com horário em UTC, e a hora UTC nunca muda. Com isso, o que deve ser feito é a mudança do fuso horário de -03:00 para -02:00, o que conseqüentemente "adianta" o relógio em uma hora.

Os sistemas operacionais modernos, inclusive o GNU/Linux, possuem mecanismos automáticos para mudar o fuso horário nas datas pré-programadas. O problema é que não existe como o sistema adivinhar quando cada região do mundo vai mudar de fuso de horário, porque em muitos países não há regra lógica alguma. Os governos anunciam semanas antes quando será o início do próximo horário de verão.

Mesmo embora o Brasil utilize horário de verão desde 1931, as modernas urnas eletrônicas brasileiras com seus modernos sistemas, como diz o TSE, não são capazes de fazer isso. E em função disso, o Governo Federal tem adiado o horário de verão em anos eleitorais para não "confundir" as pobres maquininhas.

Se você usa qualquer sistema operacional baseado em Linux, você pode baixar o arquivo de configuração de zona, chamado southamerica. Uma vez no seu disco rígido, entre no sistema como super-usuário (root) e digite "zic southamerica".

Para verificar se a alteração foi feita com sucesso, faça o seguinte:

  $ date -d '20061104 1000'
  Sat Nov  4 10:00:00 BRT 2006
  
  $ date -d '20061105 1000' Sun Nov 5 10:00:00 BRST 2006

Observe que no primeiro comando "date", a sigla BRT significa que não estamos em horário de verão. No segundo comando, onde pedimos para mostrar a data de 5 de novembro, o sistema mostra BRST, que significa que o fuso está ajustado para horário de verão.

Se você ainda usa Windows, procure no Google por tzedit.exe, que é uma aplicação que permite você mudar manualmente os parâmetros de horário de verão naquele sistema.

Marlon Dutra


Promoção Tempo Real

A livraria Tempo Real negociou uma grande compra com as editoras do grupo Pearson e está oferecendo precos muito competitivos em diversos títulos:



Veja a relação completa dos artigos de Marlon Dutra

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script