você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Armazene e compartilhe seus bookmarks com o del.icio.us

Colaboração: Leonel Aguilar Gayard

Data de Publicação: 28 de Novembro de 2004

Um surfista da web tem diversas maneiras de armazenar seus bookmarks. Uns usam a ferramenta Bookmarks nativa de seu browser favorito. Outros (eu por exemplo) preferem criar um arquivo HTML com os links mais acessados, e colocá-lo como página inicial do browser. Mas há inconvenientes: não é possível acessar seus bookmarks do computador da faculdade/serviço/casa de amigos. E há o problema de sincronizar os bookmarks do micro de casa com os do serviço.

A solução? Mantenha-os na web! O sistema http://del.icio.us é um lugar para vc colocar seus bookmarks. Depois, para acessá-los, basta digitar a url em qualquer micro que você estiver usando. Simples, rápido, eficiente. Como é que ninguém pensou nisso antes ?

O sistema ainda permite associar tags a seus bookmarks, de maneira a classificar seus bookmarks, se são sites de programação/culinária/livros/futebol etc.

Mas o maior trunfo do sistema é a colaboração de bookmarks. Todos os bookmarks ficam disponíveis publicamente, e podem até servir de perfil do usuário. O meu se encontra em http://del.icio.us/leonel . Se vc visitar, veja nos links de sites sobre linux, java e mysql e descubra que sou um computeiro. Às vezes qdo um amigo quer tirar uma dúvida, indico-lhe direto minha coleção de links, que a resposta pode estar em um dos links lá.

O sistema guarda ainda uma coleção dos sites adicionados no dia. Visite diretamente http://del.icio.us e veja os últimos links que os usuários adicionaram lá. Pode servir até como dica cultural ;) . Interessado em um assunto particular ? Filtre os links do dia por uma tag. Por exemplo, vejamos os últimos links sobre quadrinhos em http://del.icio.us/tag/comics .

O sistema provê ainda uma pequena "api" para programadores que desejam automatizar funções básicas. Por exemplo, ao invés da estafante tarefa de clicar em 3 botões, acesse a url http://del.icio.us/api/posts/add?&url=www.dicas-l.com.br&description=site_de_dicas Este endereço pode ser estranho, mas é muito simples de ser gerado por uma máquina.



Veja a relação completa dos artigos de Leonel Aguilar Gayard

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script