você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Área de educação ganha Linux Educacional no Portal SPB

Colaboração: Corinto Meffe

Data de Publicação: 25 de Julho de 2009

O sistema operacional utilizado nos computadores dos laboratórios de informática implantados pelo Governo Federal em escolas públicas de todo o país agora pode ser acessado no Portal do Software Público Brasileiro por qualquer pessoa mediante cadastramento no endereço www.softwarepublico.gov.br. Os participantes do Portal podem acessar a comunidade diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=11809207

A disponibilização do Sistema Operacional Linux Educacional foi assinada no dia 25 de junho, pelo diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação (MEC), José Eduardo Bueno de Oliveira, e pelo gerente de interoperabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Paulo Pinto. A assinatura ocorreu durante o 10º Fórum Internacional de Software (Fisl) que ocorreu no final de junho cidade de Porto Alegre.

Segundo o analista de teste de sistemas do MEC, Francisco Willian Saldanha, o Linux Educacional adapta as funcionalidades do sistema operacional Linux para as necessidades do ambiente escolar. Uma das vantagens é facilitar a sua utilização por professores e alunos. A solução também conta com aplicativos como jogos educacionais e conteúdos multimídia para uso em sala de aula.

Saldanha explicou que o Linux Educacional também facilitou o compartilhamento de informações, dados e arquivos com computadores que utilizam sistemas operacionais proprietários, garantindo a interoperabilidade dos ambientes.

Em 2008, o MEC implantou sete mil laboratórios de informática em escolas públicas rurais do país e outros 22 mil em escolas urbanas. Até o final de 2009 serão implantados cerca de 60 mil novos laboratórios em escolas públicas rurais e urbanas do país.

Tornar públicos os softwares desenvolvidos com recursos públicos é uma prerrogativa do Ministério da Educação, salientou José Bueno durante a assinatura de disponibilização do Linux Educacional no Portal do Software Público.

O gerente de Interoperabilidade da SLTI, Paulo Pinto, destacou que esta já é a 26ª solução disponibilizada no Portal e que mais de 40 mil pessoas são usuários ativos desse ambiente.

Fonte: Portal do Software Público http://www.softwarepublico.gov.br/news-item43



Veja a relação completa dos artigos de Corinto Meffe

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script