Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

 

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Arbor Linux Shield - Uma placa de desenvolvimento Wifi com OpenWRT para Arduino e outras MCUs

Colaboração: Gabriel Duarte

Data de Publicação: 28 de julho de 2014

O Arduino Yún foi lançado há algum tempo tendo em vista adicionar capacidades de rede Wifi ao Arduino. Seu preço ainda é um pouco salgado, então surgiu o Arbor Linux Shield, que além de funcionar com Arduino, pode ser usado com outros microcontroladores, e por um preço bem mais acessível. Além disso, pode ser usado como placa de desenvolvimento sem a necessidade de estar acoplado à um microcontrolador. Foi criada a campanha no site de crowdfunding Indiegogo, para arrecadar fundos para que este projeto vá para frente. Seria muito bom se eles conseguissem entregar um equipamento tão legal e com custo menor que o que temos hoje disponível. Abaixo, uma tradução livre da proposta do projeto.

"O Arbor Linux Shield é baseado no Atheros 9331, o que facilita a adição de funções de rede e as mesmas capacidades de um Arduino Yún à vários microcontroladores, mas também a controladores compatíveis com Arduino.

A placa também inclui seu próprio grupo de GPIOs, interfaces USB extra e conectores ethernet, para expansão ou para operação em standalone.

Você pode escrever seus programas ou scripts em python, NodeJS, Lua, Shell ou em qualquer outra linguagem de programação para se comunicar com seu microcontrolador. Pode ainda fazer uma interface com um webserver hospedado no shield ou controlar seus projetos à partir de um smartphone ou tablet.

Deixe o Linux cuidar da rede Wifi ou ethernet sem a necessidade de carregar bibliotecas de rede extras nas suas sketchs e programas.

Nenhum microcontrolador é necessário. Pode-se rodar como uma placa em modo standalone para criar seu próprio roteador wireless, aprender sobre desenvolvimento de Linux embarcado, usa-lo como base para seus sensores conectados em rede ou qualquer outra possibilidade que você possa imaginar."

Saiba mais sobre a campanha

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Gabriel Duarte

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica