você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

aptoncd - Criação local de repositórios de pacotes Debian

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de January de 2010

O utilitário aptoncd permite que façamos a criação de um backup de todos os pacotes baixados ou instalados usando qualquer dos aplicativos de gerenciamento de software do Debian e derivados: apt-get, aptitude e synaptic.

O programa é bastante simples de se usar, e possui uma interface gráfica muito intuitiva.

Para início de conversa, temos a tela de apresentação do programa, que nos apresenta a opção de criar ou restaurar os pacotes Debian selecionados. O processo de restauração na verdade representa a instalação dos softwares em seu sistema. A criação é a cópia dos pacotes baixados para um CDROM ou DVD.

Em seguida o programa nos apresenta a lista dos programas que se encontram em nosso sistema. Nesta tela podemos fazer a seleção dos pacotes que desejamos levar para o CDROM/DVD.

Após a seleção, ao clicar em Add ou Burn, o programa nos pede para escolhermos a mídia em que será feita a gravação, CDROM ou DVD, bem como o local onde será criada a imagem iso e o nome da imagem.

Após feita a seleção e clicarmos em Aplicar, o sistema fará a criação da imagem iso conforme as diretivas recebidas.

Tendo a imagem sido criada, no passo seguinte o programa aptoncd nos pergunta qual programa desejamos usar para gravar o CDROM/DVD.

Selecionamos agora o dispositivo de gravação.

Este programa pode ser usado para diversas finalidades. A mais comum é a instalação de pacotes em locais que tenham uma conexão lenta à Internet ou mesmo conexão nenhuma. Um outro uso interessante é realizar uma cópia de todos os softwares instalados ao longo do tempo, para que se possa fazer uma instalação semelhante à que já estamos habituados, sem o trabalho de precisarmos lembrar de cada software utilizado. Existem muitos softwares que usamos apenas esporadicamente, mas que independente deste fato, são ainda muito importantes para o nosso dia a dia. O problema é que, quando precisamos de espaço em disco, apagamos justamente o local onde são armazenados os softwares que baixamos da web, o diretório /var/cache/apt/archives. Mas quem sabe da existência deste pequeno e útil programa, certamente vai pensar duas vezes antes de sair limpando indiscriminadamente este diretório :-)

O software APTonCD foi desenvolvido por Rafael Proenca e Laudeci Oliveira e por outros colaboradores, relacionados na página do projeto.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script