você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Aprenda Java com Jogos

Colaboração: R Takemura

Data de Publicação: 11 de Setembro de 2004

Muita gente fica com medo da linguagem Java por achar muito díficil e complicado. Pensando nisso, a IBM investiu em alguns jogos em Java, onde, para jogar, deve-se programar. O mais divulgado deles é o Robocode

Mas, ainda existem outros, como o Code Rally e o Code Ruller (Jogo de Estratégia)

LASLO

LASLO é o Laboratório de Aplicações de Software Livre nas Organizações, que tem por objetivo mapear soluções de software livre que suprirão as necessidades das micro e pequenas empresas do estado da Bahia, dando ênfase ao impacto na competitividade destas. Inicialmente, dez empresas piloto serão selecionadas e terão no laslo um ponto de apoio para treinamento e implantação de sistemas livres.

Cadastre-se em: http://www.laslo.org/cadastro.php

II Semana de Software Livre do Rio mobiliza cinco cidades

Evento em rede debaterá novos modelos de negócios, e-gov e certificação digital

Saiba mais sobre o evento

A II Semana de Software Livre (SL) do Rio de Janeiro vai realizar eventos simultâneos, em cinco cidades do Estado e em sete pontos da capital fluminense. Durante os dias 18 e 22 de outubro, universidades, ONGs e instituições governamentais vão organizar palestras e cursos de capacitação sobre questões-chave relacionadas à difusão do SL. Novos modelos de negócios, tecnologias livres para e-government e desenvolvimento em SL serão alguns dos temas trabalhados. A definição de autoridades para certificação digital também fará parte das discussões.

Nos três primeiros dias da semana, cada núcleo realizará eventos temáticos. Depois, todos se reunirão no Fórum do Rio, onde haverá painéiscom personalidades do SL nacional. ste formato retrata a convergência nacional do projeto SL de organizar-se em rede: cada nó firmado no entorno municipal, modelando os negócios de acordo com as características e oportunidades de cada região explica Ricardo Filipo, presidente da Associação Brasileira de SL (Abrasol).

Uni-Rio, Uerj, Proderj, Serpro, Cetad (Vassouras) e as prefeituras de Rio das Ostras e Piraí são alguns dos organizadores das atividades. O Fórum será realizado no Clube de Engenharia, Centro do Rio. Cerca de 5.000 participantes são esperados nos cinco dias de eventos.

Pioneirismo tecnológico

Além de popularizar o SL, a II Semana de SL do Rio tem como objetivo resgatar o pioneirismo científico-tecnológico do Estado. ão é à toa que temos aqui as sedes do Serpro, da Dataprev, e das pós-graduações tecnológicas da Coppe (UFRJ) e da PUC-Rio. No entanto, estávamos pouco atuantes no cenário nacional de SL, em comparação com São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná afirma Roberto Pimentel, um dos fundadores da Abrasol. Para ele, esta situação está mudando com as iniciativas de universidades e prefeituras. Rio das Ostras é um exemplo disso. O município desenvolveu um sistema operacional em SL, que já foi adotado por administrações públicas de outras cidades. esde 2001, já economizamos R$1,4 milhão por não pagar os royalties de softwares proprietários calcula o prefeito, Alcebíades Sabino. Por ano, estima-se que o país emita U$1 bilhão ao exterior em pagamentos de licença para uso de softwares.

Bruno Buys, Jornalismo Científico



 

 

Veja a relação completa dos artigos de R Takemura

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script