você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

=Anúncio - Lançamento MiloIDE

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de Dezembro de 2002

O CPD da Univates anunciou a liberação a versão 1.0 do MioloIDE, interface gráfica para geração de código para o framework MIOLO.

O MIOLO é um Framework escrito em PHP utilizando apenas conceitos de POO e que oferece uma grande gama de funções para otimizar e agilizar o processo de criação de sistemas.

Dentre os recursos do MioloIDE, destacam-se:

  • Integração com servidor CVS;
  • Edição de código-fonte;
  • Criação do Banco de Dados através da importação do diagrama em DIA;
  • Integração com a ferramenta pgaccess para manipulação do BD;
  • Geração de código para o Miolo através da definição de campos, tipos, relações pela IDE;
  • Gerenciamento de projetos (ip, informações de Banco de dados, informações de CVS);

    Para saber mais sobre o MioloIDE, consulte o endereço http://mioloide.codigolivre.org.br/

    A seguir, informações mais detalhadas sobre o Framework Miolo:

    O MIOLO é um Framework escrito em PHP utilizando apenas conceitos de POO e que oferece uma grande gama de funções para otimizar e agilizar o processo de criação de sistemas.

    O mapeamento de necessidades, definição de funcionalidades e a metodologia utilizada no desenvolvimento do MIOLO se basearam na experiência adquirida durante a criação do SAGU.

    Dentre as característica importantes implementadas, está a utilização do conceito de modularização. Nessa sistemática, o processo de criação de um novo módulo para um sistema ou mesmo a integração de módulos/sistemas distintos, torna-se uma tarefa muito simples. Isso possibilita inclusive que, utilizando a mesma senha e de acordo com os direitos de acesso, um usuário possa interagir em diferentes sistemas no mesmo ambiente de produção. Essa estrutura permite um grande reaproveitamento de funcionalidades, contribuindo inclusive para padronização do código.

    Além disso, o MIOLO possibilita a independência das equipes durante o desenvolvimento de um sistema. A equipe envolvida com a criação da estrutura de Base de Dados não precisa, obrigatoriamente manter um vínculo com a equipe que projeta a interface do sistema. Isso permite que o potencial dos colaboradores envolvidos seja melhor aproveitado, além de facilitar a integração de novas pessoas ao projeto.

    Característica relevante também, está no fato do MIOLO tratar, de forma transparente, das conexões a Bases de Dados. Dessa forma, por exemplo, é fácil implementar soluções distribuídas, inclusive em diferentes posições geográficas do globo.

    Outras características: geração e apresentação das páginas utilizando o conceito de temas, o que facilita a mudança e criação de novas interfaces para os usuários. Automatização do processo de criação e validação de formulários para entrada de dados, montagem automática listagens e controle relacionados, controle das conexões e abstração da Base de Dados, controle de erros, validação de usuários e controle dos direitos de acesso.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script