você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Ambiente para gravação de podcast usando Ubuntu

Colaboração: Lucas Souza Fernandes

Data de Publicação: 02 de Maio de 2006

Vamus lá todos sabem sobre a nova onda, os podcasts VocePod e como os podcasters cada vez mais se debatem com relação a meios de produção de podcast. Bom hoje venho falar um pouco da minha experiência com GNU/Linux e podcast. Venho ouvindo alguns podcasters e tenho reparado como o assunto sobre Software Livre e GNU/Linux vem crescendo seja no uso de servidores ou desktops, agora sempre vejo os mesmos podcasters estarem citando o Software Livre como a melhor ferramenta pra gravação de seu podcast, no caso vários utilizando o Audacity como plataforma de gravação, sendo superior a seus concorrentes proprietários. É neste ponto que chamo a sua atenção, usam o Audacity mas o sistema operacional ainda é o proprietário "Janelas" em boa parte na versão XP, isto era o que me impedia de gravar o meu podcast, pois qual o nexo em fazer um podcast sobre Software Livre e utilizar um sistema operacional proprietário por baixo de um software livre para gravar, no qual pretendo falar sobre Software Livre, Open Source e GNU/Linux. Bom alguns neste momento devem estar pensando "mas eu já faço isto há muito tempo com o suse ou red hat", aviso não me dou muito bem com a base rpm de empacotamento, digamos que cresci no mundo livre usando Kurumin e Debian GNU/Linux, sempre indicando ambas como desktop e servidor respectivamente. Mas não venho querer discutir sobre qual a melhor pois vai do gosto... e afinidade.

Ultimamente venho testando e procurando uma boa distribuição GNU/Linux para meu desktop, pois manter um servidor em casa nem sempre é o mais interessante ;-). Como o lado negro da força sempre tenta absorver os fracos de coração, através do comodismo, lembro que o comodismo enfraquece as mentes humanas, foi quando quase voltei para o lado negro da força vi a luz que veio a mim através de um amigo que me passou a versão 6.04 da distribuição Ubuntu conhecida como Ubuntu Dapper Drake Flight 4, cujo sistema de empacotamento, ou seja a disposição de aplicativos e arquivos de configuração é Debian, com o todo poder do dpkg, apt-get e aptitude e também o synaptic.

Instalação da distribuição segue o instalador Debian, mas algumas detalhes que quase passam por despercebidos, para quem vai instala-lo sozinho no computador, não em um ambiente dual-boot é quase next -> next -> finish. Mas lembro do nível de segurança com relação a root e user, neste ponto indico a leitura do artigo Segurança X Comodidade do Lucas (lnas90). Bom após instalado o sistema operacional, me impressionei com o suporte a alsa e o reconhecimento de hardware do mesmo, não entrarei muito em detalhes quanto a meu hardware, focando mais as customizações da distribuição em caso. Verifiquei que o arquivo para configuração da lista de endereços onde podemos fazer a instalação de pacotes e upgrade do sistema operacional esta totalmente comentado, bastando retirar as linhas referentes ao cdrom, e descomentando os endereços de onde podemos baixar os pacotes.

Neste momento vai de acordo com a "escolha do cliente", pois podemos utilizar apt-get, aptitude, synaptic para instalação dos mesmos, demonstrarei pelo apt-get e aptitude pois o synaptic é gráfico: (vejam como a diferença é grande entre os comandos :-) )

  # apt-get install audacity
  # aptitude install audacity

50% pronto quase na totalidade, estamos quase terminando de configurar nosso ambiente para gravação do podcast. Bom o formato de arquivo mp3, que é mais comumente utilizado não é totalmente livre, por este motivo precisaremos compilar uma biblioteca para que o audacity possa exportar os arquivos de audio no formato mp3. A bilbioteca em questão é a Lame, no site do projeto conseguirá fazer o download da ultima versão da biblioteca, aqui estou usando a versão 3.97. Agora como root basta descompactar o tar.gz e compilar e instalar.

  # tar -zxvf lame-3.97.tar.gz -C /opt
  # cd /opt/lame-3.97
  # ./configure
  # make
  # make install

E pronto... instalado a biblitoteca, na primeira gravação do podcast quando selecionar a opção de "Salvar como mp3" será requisitado a localização da biblioteca lame, no meu caso foi.

  # /usr/local/bin/lame

Estamos quase la... bom agora para fazermos um podcast interativo precisamos de um software para conversação, acredito que convenhamos o Skype até o momento é um dos melhores, estarei explicando por ele pois foi no qual consegui me ambientar melhor. Não dei muita sorte com o pacote .deb do site.

  # apt-get install libgcc1 libqt3-mt libstdc++5

Estes pacotes iram sanar as dependências do Skype, deixando duas escolhas: instalar o .deb ou descompactar o tar.bz2 . No meu caso tar.bz2 q como root executei

  # tar -jxvf skype-1.2.0.18.tar.bz2 -C /usr/share/
  # mv /usr/share/skype-1.2.0.18/ /usr/share/skype
  # cd /usr/local/bin/
  # ln -s /usr/share/skype/ skype

Pronto Skype instalado basta adiciona-lo no menu utilizando o alacarte para tal. Agora vem a parte interessante que me custou mais neorônios e tempo no google :-), skype-rec um script que com uma biblioteca tornam possível gravar as conversas do skype. Este comando irá baixar o skype-rec-kraken para seu computador.

  # wget http://www.twistedlittlegnome.com/skype-rec-kraken.tar
  # tar -xvf skype-rec-kraken.tar
  # cd skype-rec-kraken
  # make
  # gedit skype-rec

Procure por my $SKYPEREC substitua por /home/[yourusernamehere]/skype-rec-kraken/libskype-rec.so Subistitua [yourusernamehere] com o seu usuário para que funcione. Agora "its show time":

  # ./skype-rec

Irá executar o skype e logo que terminar a "ligação" irá gerar um arquivo .mp3 que basta adicionar ao seu podcast.

Bom pessoal com isto espero ter provado a vocês que tiveram a paciência de ler, provar que é possível de se criar um podcast utilizando GNU/Linux e Software Livre desde o sistema operacional a ser utilizado ao software de gravação de conversas. Até uma próxima. :-) estarei fazendo um post especial em http://freemind.vocepod.com sobre o assunto maiores dúvidas ou se ficaram dúvidas no ar mandem um email... lucascoala_at_gmail.com ou deixem seu comentário.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Lucas Souza Fernandes

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script