você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Absurdo - Resposta StarOne

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 24 de Setembro de 2002

Eu recebi um telefonema do Carlos Silvino, da StarOne, em que ele me explicou a razão pela qual sua empresa restringe o uso de sistemas GNU/ Linux e Macintosh em seus produtos.

Eu ofereci a ele a possibilidade de veicular na Dicas-L o seu esclarecimento quanto a razão desta política.

Em nossa conversa eu ressaltei que a política de uso, tal como está, sem maiores explicações, é bastante ofensiva a usuários de software livre.

Enfim, a seguir, encontra-se a mensagem do Carlos Silvino.


Prezado Queiroz,

Sou assinante da Dicas-L a bastante tempo e resolvi escrever para esclarecer agumas dúvidas a respeito da nossa plataforma Star One EasyBand, pois conforme conversa telefônica, me parece que o pessoal ficou meio nervoso com o descritivo da nossa página Web, a respeito do Linux, Mac, etc.

Na verdade, a Star One proíbe o uso de sistemas operacionais que não sejam Windows, pelo simples motivo de seu programa "acelerador de páginas", que é instalado na maquina do cliente e necessário para o acesso a Internet, não ser compatível com outras plataformas, que não a Microsoft.

Vamos entrar um pouco mais a fundo no sistema "acelerador de páginas" - O que vem a ser isso ?

Na verdade, o acelerador de páginas foi criado no intuito de "diminuir" os requests de Ack que o tcp/ip efetua a cada conexão. Este "enlace" satélite é caro, e o acelerador de páginas faz na verdade 2 serviços, ao invés de vários. No primeiro ele puxa a página html, e no segundo as imagens, tornando assim a conexão "mais rápida". Para fazer isso, o seu navegador, ou seu programa de acesso a Internet, deve ter a configuração de proxy alterada para o endereço localhost (127.0.0.1) na porta 9877.

  • Mas posso usar sem acelerador ?

    Infelizmente não. O nosso satélite está a 36.000 Km de distância, e para conexão com o satélite, temos um "delay" de 250 milisegundos para ir e mais 250 para voltar. Se toda vez que o tcp/ip for mandar um request à Internet, sem o acelerador de páginas, ele enviará um a cada requisição, e sua conexão ficará muito lenta, além de que na plataforma 360 (modem360) o software é necessário para ativar o modem. Sem ele a conexão não funciona!

    Para os usuários de outros sistemas, aqui vai uma sugestão :

    Coloque um servidor proxy na sua rede (um servidor Windows por exemplo) e utilize o seu linux sem maiores problemas, apenas apontando . Para isso, existe uma modalidade de nosso produto chamada "Profissional", onde é permitido o uso de mais de 1 computador.

    Gostaria de agradecer ao Queiroz pela oportunidade de resposta, e informar que realmente gostamos que as pessoas nos façam perguntas, pois temos imenso prazer em responde-las, e mostrar que o acesso à Internet via satélite veio pra ficar, com a vantagem de ir onde a conexão via telefone, link, etc, não vai !

    Uma última mensagem :

    "Você lembra do CEPACOL? Então, o Star One Easyband é igual a este conhecido produto! Ele vai aonde o fio dental não alcança!"

    ;)

    Um grande abraço a todos!
      Carlos Eduardo Silvino Moreira
      Analista de Redes
      Gerência de BroadBand - Star One
    




Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script