Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Palestras do LibrePlanet São Paulo no IC/Unicamp na segunda-feira, 27/05/2013

Colaboração: Ricardo Panaggio

Data de Publicação: 24 de Maio de 2013

Nós, do LibrePlanet São Paulo (< http://libreplanet.org/wiki/LP-BR-SP>), gostaríamos de convidá-l*s a assistir algumas palestras de membros do grupo que irão participar do FISL, o Festival Internacional de Software Livre, que acontecerá em Porto Alegre/RS no início de Julho. O LibrePlanet São Paulo é um grupo de fomento ao Software Livre (não confunda com Open Source!), que defende e discute temas como liberdade, privacidade, neutralidade da rede, etc. Neste ano já organizamos o Document Freedom Day de Campinas/SP, e mais coisas vêm aí :-).

As palestras serão apresentadas para que possamos fazer 2 coisas de uma vez só: (a) divulgarmos mais o grupo para a comunidade da UNICAMP, e (b) treinarmos para as apresentações no FISL! :-D

Elas ocorrerão na segunda-feira, dia 27 de Maio de 2013, na sala 85 do IC-2. Começaremos as apresentações às 9 horas da manhã, e a previsão é de terminarmos ao meio-dia. Serão três palestras, de aproximadamente 50 minutos cada. Ainda não definimos a ordem de cada uma, portanto as informações abaixo servem somente pra divulgar o conteúdo delas.

PALESTRAS

Do GNU ao Open Data/Science

Resumo: Há 30 anos atrás, Richard Stallman iniciou o Projeto GNU com o objetivo de criar um sistema operacional 100% livre, o qual pudesse ser estudado, modificado e compartilhado por qualquer um de seus usuários. Ao longo desses anos muitas coisas aconteceram, incluindo a extrapolação da definição de código livre proposta por Stallman para quase toda obra decorrente da criatividade humana (destacando-se os movimentos Open Data e Open Science). Infelizmente, esses 30 anos não foram suficientes para que as leis fossem adaptadas aos novos conceitos de liberdade. Foi nesse cenário que surgiu o Projeto de Lei do Senado, Nº387 de 2011 que dispõe sobre o processo de registro e disseminação da produção técnico-científica pelas instituições de educação superior, bem como as unidades de pesquisa no Brasil e dá outras providências.

Nessa palestra será abordado a lei brasileira de direitos autorais, algumas licenças livres (e.g., GPL e CC-BY-SA), a importância da utilização de licenças abertas e o PLS 387/2011.

Mini bio: Raniere Silva é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo e graduando em Matemática Aplicada pela UNICAMP. Possui 4 anos de experiência com o LaTeX, 1 ano acompanha o desenvolvimento de padrões abertos (destaque para HTML5 e EPUB3) e os movimentos Open Data/Science.

Extraindo dados estruturados da Web com Scrapy

Resumo: Scrapy é um framework livre escrito em Python para screen scraping e web crawling, usado para perambular por websites e extrair dados estruturados de suas páginas. Suas aplicações vão desde monitoramento e teste automatizado até mineração de dados e aprendizado de máquina. Nessa palestra introdutória, você verá uma rápida introdução de como criar sua primeira aranha até ter alguns dados extraídos, passando pelo processo todo, desde o uso do scrapy na linha de comando até a execução de aranhas e análise dos dados.

Mini bio: Ricardo Panaggio desenvolve para Web há mais de 10 anos, é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo e trabalha com web scraping no ScrapingHub. Já ministrou diversas palestras e cursos sobre Web standards, HTML, JavaScript e outros assuntos correlatos.

Integrando GDB e SystemTap na depuração de aplicativos

Resumo: Nesta palestra falarei sobre a integração feita entre o GNU Debugger (GDB), o depurador do projeto GNU, e as probes em espaço do usuário do SystemTap (SDT). Grande parte da apresentação abordará sobre os detalhes técnicos da implementação, as motivações por trás do trabalho, e os resultados obtidos até agora. Também será explicado como utilizar a nova funcionalidade, e em quais ocasiões ela pode ser útil.

Mini bio: Sergio Durigan Junior trabalha na Red Hat, no time de depuradores e toolchain. Contribui com o GDB, o GNU Debugger, desde 2008, tendo implementado funcionalidades como o "catch syscall" e a integração com o SystemTap. Formado em Ciência da Computação pela UNICAMP, é um dos fundadores do LibrePlanet São Paulo, grupo de fomento ao Software Livre, parte do projeto LibrePlanet da Free Software Foundation.

Então é isso! Esperamos vocês por lá :-).

LibrePlanet São Paulo.

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]